Com mais de 15% da obra já concluída, a Escola de Artes e Tecnologia e a Casa de Espetáculos, localizadas no bairro do Comércio, estão gradualmente tomando forma. Os avanços incluem a instalação da caixa dos elevadores e do reservatório inferior no Casarão, futura sede da Casa de Espetáculos, que atualmente passa por restauração das paredes. Próximos passos envolvem a conclusão da restauração da fachada e a retirada do escoramento para liberar outros serviços.
Na Escola de Artes, foram realizados serviços como fundação, reservatórios interiores, casas de bombas, estruturas e a laje do primeiro andar. Atualmente, os trabalhos concentram-se na finalização da laje do segundo pavimento, de um total de nove andares.
A previsão de entrega para o final do ano destaca a importância desses empreendimentos para o Centro Histórico, valorizando a região e fortalecendo os investimentos já realizados no Comércio pela Prefeitura.
Os espaços, parte do Complexo Cultural Cidade da Música, são projetados para integrar-se à Cidade da Música da Bahia e à Casa das Histórias de Salvador/Arquivo Municipal. A Escola de Artes e Tecnologia, com dez andares, atenderá à demanda por capacitação de técnicos da economia criativa da música, enquanto a Casa de Espetáculos comportará eventos para aproximadamente 200 pessoas, servindo também como suporte às atividades práticas da Escola.
O investimento total na obra, cerca de R$70 milhões, é resultado de parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e ampliará a área cultural do Comércio em 776 m², complementando o Complexo Cultural Cidade da Música.